lundi 15 septembre 2008

sabotaje de la mente

Delírio onírico:

Caracteriza-se por visões mentais como as imagens que se tem no sonho, porém a pessoa não está dormindo. São alucinações principalmente visuais terroríficas e ameaçadoras. A pessoa pode ficar agitada e começa a agir como se as visões fossem reais. É um tipo de obnubilação da consciência moderada. Causas: febre, anorexia...


Esquizofrenia:

A psicose esquizofrênica instala-se geralmente numa idade jovem - por volta de quinze a trinta e cinco anos - através de um corte, uma ruptura na continuidade histórico-vital do sujeito. Depois que o corte ocorre, a personalidade do indivíduo sofre transformações irreversíveis e passa a apresentar características inexistentes antes da ruptura. A doença é incompreensível psicologicamente, não possui um motivo evidente, e inexplicável objetivamente. Apresenta uma evolução processual, lenta e crônica. Podem acontecer surtos, uma agudização da doença em que as funções psíquicas ficam mais desorganizadas. Depois a personalidade pode estabilizar-se novamente. A doença é caracterizada pela presença dos fenômenos elementares - delírios(distúrbios do pensamento e do juízo da realidade) e alucinações(distúrbios da percepção). Há alterações da consciência do eu corporal.


Despersonalização psicótica:

É quando a pessoa perde a consciência de si. Passa a não estar mais ciente de sua existência particular, percebe seus pensamentos como estranhos a si mesma, pensa que pode ser influenciada por forças externas, ondas, o que interfere em seu comportamento. As funções psíquicas ficam comprometidas: o indivíduo perde a consciência da atividade do eu, não percebe os pensamentos e sentimentos como emanando de si; perde a consciência da identidade do eu, não se reconhecendo mais como a mesma pessoa; pode perder a consciência da unidade do eu, achando que possui mais de uma personalidade, mas não reconhece a personalidade original.