lundi 9 février 2009

Sobre o filme "O escolhido" - The chosen, Chaim Potok's



The Chosen- wedding scene


O conflito entre os protagonistas Danny Saunders(brasileiramente Daniel ) e Reuven Malter  possui razões religiosas e ideológicas. O filme exibe dois grupos judaicos que se divergem, sendo um conservador e radicalmente tradicional e o outro mais liberal, político e científico. Essa diferença cultural de ideais e crenças é o principal fator desencadeador do conflito no filme.

Daniel é filho de um líder rabino do grupo de judeus conservador. Pela tradição, esperava-se que tomasse o lugar de seu pai e liderasse a décima geração de sua cultura hassídica. No entanto, o menino cresce e percebe que algo de seu íntimo não concorda com todos os papéis que foram predestinados a ele. Começa, então, a se questionar, questionar sua cultura e torna-se ansioso por ampliar seus conhecimentos, interessando-se pelo estudo da mente, do inconsciente, da Psicologia.

Já Reuven é filho de um professor da cultura liberal, que defendia o sionismo e o estudo hermenêutico da Bíblia. Os dois, que no início odiavam-se, ficam amigos e Reuven passa a achar curioso e interessante conhecer e entender essa cultura tão diferente da sua, tão diferente de tudo o que lhe fora ensinado. Os dois afeiçoam-se e compartilham as diversidades e dúvidas que surgem em relação à vida e tudo o mais que perturba essa fase típica da juventude.

Daniel e Reuven desenvolvem essa amizade a partir da identificação com as semelhanças e interesse em conhecer as diferenças entre eles. A convivência foi fundamental para que amadurecessem e ampliassem a tolerancia e a solidariedade para que pudessem aceitar melhor as discórdias entre as pessoas e melhorar sua capacidade de empatia para com os sofredores.

Perceberam que o ser humano precisa desenvolver, além do cérebro, o coração também, o que ficou bem interpretado e demonstrado pelo personagem Daniel.

"Mentes brilhantes geram conflitos. É preciso educar também o coração." Buda

por: Tania Montandon

4 commentaires:

rose marinho prado a dit…

Será que é possível alugar este filme?
Você viu e fez o release?

Tania Montandon a dit…

oi, Rose! Dá pra alugar ou baixar na net. Eu uso o bit torrent, programa q baixei no baixaki e pego os filmes no mininova.org, è mais fácil achar qualquer filme na net q em locadoras. Quer o link?

Anonyme a dit…

Muito legal o seu blog, meus parabéns

Anonyme a dit…

Não sabia desse filme, fiquei curiosa.
Beijinhos!!
http://www.cgfilmes.blogspot.com/