lundi 20 octobre 2008

Reflexão após ver o filme japonês ''BARAKA''

por: Tania Montandon




trailer do filme (2 minutos)

O filme transmite idéias sobre o que acontece em todo o mundo, a diversidade de raças, crenças, comportamentos, culturas em geral. Mostra aspectos existentess no islamismo, no budismo, no cristianismo e no judaísmo. Há a presença dos quatro elementos básicos da Terra: fogo, ar, terra e água.

Percebe-se a evolução do ser humano, a criação da cidade grande, acarretando uma sociedade cada vez mais competitiva. Há várias contradições relativas ao desenvolvimento da inteligência humana, vista que o homem torna-se capaz de produzir obras fantásticas, contudo ignora graves problemas ecológicos, a fome, a luta pela sobrevivência...

Como exemplo, uma árvore que leva cerca de cem anos para se desenvolver é destruída em um minuto pela serra elétrica. O ser humano abusa de seu poder natural destruindo inconsequentemente a Natureza.

É no mínimo curioso como uma espécie tão dotada de inteligência divide restos de alimentos de um lixão com vira-latas e ratos.

No Japão, a mentalidade obsessiva por trabalho e progressos tecnológicos mecanizam as pessoas e reprimem suas emoções, justificando talvez seu maior índice mundial de suicídios.

O progresso é importante e fundamental para o desenvolvimento e satisfação dos indivíduos, pois estes estão sempre em busca de algo mais para melhorar sua qualidade de vida, para ter um sentido pra prosseguir, criar, procriar. No entanto, além de criar é mister preservar as riquezas naturais e ficar alerta para que não acabem ou o processo de evolução sucumbirá.

5 commentaires:

Anonyme a dit…

Muito bom o blog !!!!

Parabéns !!!!!!!!!

Nat Valarini a dit…

Boa tarde!

Obrigada pela visita e pelo comentário.

Fico feliz em ver que apesar de tudo que vc passou conseguiu superar.

Sobre a postagem, confesso que nunca assisti este filme, mas vou procurar vê-lo, parece muito interessante.

Sucesso para vc e seu blog!

J.F. Marques a dit…

Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas pela pequena amostra parece ser bem interessante.
Parabéns pelo blog, está sensacional.

Bruno Marcelo a dit…

Bom cara, té mais!

Nah a dit…

Baraka é um belo filme ! Revela a diferença entre os universos, dentro da mesma espécie, a espécie humana!
Confesso que quando assisti as cenas das pessoas amarrotadas no metrô me angustiaram... em contrapartida, os hindus e budistas, os africanos ... quanta paz!!!
BARAKA significa sopro divino!!
Nome perfeito para essa grande produção, ainda muito pouco divulgada!
Adorei o blog!
Beijos, me escreva!